Uma curta biografia de Tom Morey

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Tom Morey, o inventor do bodyboard e bodyboard, nasceu em 15 de agosto de 1935 em Detroit, Michigan, EUA.

Morey está ligado aos fundadores da Dodge Brothers, uma empresa automotiva com sede em Detroit. Os Moreys se mudaram para Laguna, Califórnia, quando Tom tinha oito anos. Lá ele aprendeu a surfar nas costas do pai.

Tom começou a surfar em um tapete aos nove anos, fez sua primeira onda em uma prancha alugada aos 15 e estava a caminho de se tornar um dos melhores longboarders da Califórnia aos 18 anos.

Tom Morey também desenvolveu suas habilidades musicais na juventude, tocando bateria profissionalmente até 1948, quando era jovem.

1950s | Os anos de jazz

Tom e seus amigos fundaram o Four Eyed Five em 1952 e o Tom Morey Quartet em 1954.

Em 1953, Morey entrou na University of Southern California para estudar música inicialmente, mas mudou para a matemática. Morey trabalhou como salva-vidas no Balboa Bay Club, mas ainda encontrou muito tempo para surfar em Laguna e Malibu, tocar com sua banda e voar sobre a faculdade.

Em 1954, Tom trabalhava para a Laguna Beach Lifeguard Company.

Em 1955, Morey foi para a Disneylândia como operador de equitação para Branca de Neve e os Sete Anões. Nesse mesmo ano, foi o primeiro a deixar o cabo de reboque e surfar na onda criada por um barco oceânico.

O grupo de Morey venceu a competição de banda de jazz da faculdade em 1956 e se formou em matemática em 1957. Morey começou seu negócio de chapéus de papel colmeia com Bob Tierney no mesmo ano em que se formou.

Morey acompanhou a música por toda a sua vida e se apresentou com grandes nomes do jazz como Dizzy Gillespie, Secondo “Conte” Candoli, Bud Shank e Leroy Vinnegar.

Tom Morey (bateria): toca com Lin Halliday e seus amigos, por volta de 1955 |  Foto: Tom Morey

Morey foi um dos surfistas mais talentosos da costa ensolarada da Califórnia do pós-guerra e um dos primeiros “surfistas profissionais” patrocinados.

Morey fazia parte da equipe de surf Velzy and Jacobs antes de ser patrocinado por Dewey Weber. Dewey disse que Morey tinha o mesmo ritmo de Miki Dora e era tão bom quanto qualquer um na década de 1950, até mesmo Phil Edwards, o indiscutível Kelly Slater da época.

Tom estava sempre tentando algo novo e era conhecido por sua extensão de ilha em pé, com um surfista parado na frente de seu nariz e girando a prancha até que o bloco de popa ficasse de frente para a praia a três horas da praia.

Em 1964, Tom Morey foi capa da Surfer.

O editor de uma revista de surfe contemporânea e mais tarde amigo de longa data, John Severson, diz: “Tom foi um dos melhores surfistas dos anos 1950. Ele era muito fluido. Ele tinha uma série de movimentos contínuos.”

Quando Tom e um amigo da faculdade estavam tentando fazer uma prancha de surf de papelão tipo favo de mel em meados da década de 1950, eles inventaram um chapéu de papel que chamaram de Chapéu Fantopper.

Eles começaram um negócio que acabou vendendo dezenas de milhares de Fantoppers em lojas de Los Angeles. O chapéu chegou a ser capa da revista Parade.

Como um inovador, Morey já havia inventado os bolsos do nariz côncavos em 1955 e tinha virado o nariz para as pranchas de surfe.

Morey sempre experimentou conceitos e materiais incomuns para pranchas de surfe. Já em 1957, Morey falava em fazer uma prancha de surfe com pele de golfinho.

Morey se casou com sua primeira esposa, Jolly Givens, em dezembro de 1958.

Ele se formou em 1958 e começou seu serviço de seis anos na Guarda Nacional. Ele foi premiado com a Insígnia de Infantaria Especializada (entre 15.000 soldados), que é a maior honra concedida ao exército em tempos de paz. Tom também se apresentou para a National Guard Band e para Kennedy e Nixon em várias ocasiões.

Em 1959, Morey começou a trabalhar como engenheiro de composições na Douglas Aircrafts em Santa Monica, trabalhando em vários aspectos de composições para cones de nariz de foguete, bicos de foguete e enrolamentos de filamento.

Este foi um trabalho ideal para Tom, pois ele tinha acesso a materiais e tecnologias da era espacial que mais tarde o ajudariam a solicitar amostras de fornecedores e fazer experiências com seu uso em design de surf.

Morey aplicou o que aprendeu em inovações relacionadas ao surfe e fundou uma série de empresas na década de 1960 para fabricar e inventar a tecnologia de pranchas de surfe.

1960 | Experiências de surf

Na década de 1960, Morey ainda andava em Malibu e Laguna, rindo e continuando a experimentar novos materiais.

Sua primeira filha, Michelle, nasceu em 1961 e no ano seguinte os Moreys compraram sua primeira casa em Manhattan Beach, Califórnia. Uma segunda filha, Melinda, nasceu em 1963. Ela se tornou uma reconhecida artista visual.

Entre 1964 e 1965, Tom Morey fez sua primeira viagem às ilhas havaianas. O surfe explodiu ao longo da costa oeste dos Estados Unidos em 1965, após ser exportado do Havaí.

Além de uma contracultura crescente com um estilo de vida distinto e único, surgiu uma indústria de surfe californiana. A essa altura, Tom havia largado o emprego para trabalhar em tempo integral nas pranchas de surfe.

Morey alugou um prédio em Ventura, contratou trabalhadores e iniciou a produção. Morey e a família mudaram-se para uma casa em Ventura e à medida que o seu negócio de surf shop começou a crescer, Tom desenvolveu mais conceitos.

Mas a ideia de uma prancha de pele de golfinho nunca desiste.

Tom Morey criou a primeira competição profissional de surfe em 1965, quando o $ 1.500 Tom Morey Invitational foi realizado em Venture Point para promover seu negócio de surfe. A competição foi uma competição de surf inovadora apenas para os noseriders.

Os surfistas foram julgados exclusivamente pelo tempo gasto no quarto frontal da prancha, de forma que o quarto frontal das pranchas do competidor fosse coberto com cores brilhantes para que os juízes pudessem ver mais facilmente os surfistas na prancha.

O vencedor foi quem passou mais tempo no nariz. Sem nenhuma regra de interferência, os surfistas lutaram pelos três primeiros com até cinco ondas. O tempo foi contado apenas para a oportunidade da água verde, não para a sopa de água viva.

O grande prêmio foi ganho por um exultante Mickey Munoz, mas, anos depois, Morey admitiu que descobriu que Munoz havia vencido – por sete décimos de segundo – apenas por um erro de tempo e que o finalista havia realmente vencido o evento.

Em 1966, o evento ocorreu em um interessante formato de três dias. O primeiro dia foi o tempo gasto na onda. O segundo dia foi a hora do nariz. E no terceiro dia, o tempo foi gasto no nariz e o tempo na onda.

O evento noseride aconteceu um ano depois com um prêmio de $ 5.000. Ao conter o evento com a ajuda das autoridades locais, Tom conseguiu compensar parte dos custos com ingressos para acompanhar o evento.

Em 1965, Morey e seu amigo de faculdade Karl Pope fundaram a Morey-Pope Company e se mudaram para um prédio maior.

Além de desenvolver um produto substituto de cera chamado SlipCheck, a Morey-Pope Company também construiu, testou e comercializou a Trisect – uma prancha de surf de três peças que se dobra em uma caixa de lona.

Morey surfou Makaha em um grande dia e atirou na tigela. Eventualmente, ele dividiu o tabuleiro em três partes. O Trisect foi desenvolvido para esta eventualidade; Tom apenas mudou os engates e surfou em Honolua Bay alguns dias depois.

De 1965 a 1969, a linha Morey Pope de pranchas de surfe incluiu clássicos como Camel, Eliminator, John Peck Penetrator, Bob Cooper’s Blue Machine e McTavish Tracker.

Morey fundou a Tom Morey Skeg Works em 1964 e criou a primeira aleta de polipropileno que resultou no primeiro sistema de aleta intercambiável comercialmente bem-sucedido.

A Skeg Works se tornou a Morey Surfboards em 1965 e lançou o WAVE (Water Apparatus and Vehicular Engineering), um sistema de barbatanas removíveis, o primeiro de seu tipo e um padrão da indústria para pranchas de surf.

Tom Morey apareceu em muitos filmes de surf dos anos 1960 e passou quatro meses surfando com outros surfistas californianos em Rincon e Porto Rico em 1967.

Morey foi presidente da United States Surf Association em 1966. No final dos anos 1960, Morey tinha uma sólida reputação como modelador inovador na Califórnia.

Em 1969, Tom foi contratado para construir uma prancha de surfe em formato de colmeia de papel e surfá-la nas ondas grandes de Makaha. O objetivo era fazer um anúncio para a International Paper Company e mostrar que ela usa materiais impermeáveis.

Ele remou em direção a Makaha e após terminar sua aparição na primeira onda de sua nova criação, o diretor fez a pergunta: “Sempre que você estiver pronto!” Após a primeira onda, a prancha afundou em sua viagem inaugural.

Impressionado, Tom ficou acordado a noite toda, olhando pelos buracos de favo de mel superior e inferior do estacionamento do hotel onde estavam hospedados – a história toda foi publicada na Surfer Magazine.

No dia seguinte, em Makaha, apesar de todas as críticas, o conselho funcionou. Morey teve algumas execuções excelentes e os fabricantes conseguiram encontrar uma comercialmente viável.

“Se você olhar de perto”, revela Tom, “verá na cena final que estou remando em meia-pensão novamente. Uma imagem de Tom está surfando na prancha de surf de papel Makaha tem uma página dupla na Life Magazine.

Depois de filmar este comercial, Morey foi a Kauai e comprou uma pequena fazenda, para onde ele e sua esposa se mudaram em agosto de 1969. Ele comprou e administrou um pequeno restaurante mexicano com sua esposa, onde se apresentava regularmente com um grupo local.

Ele deu a Karl Pope sua metade da companhia Morey Pope e se apresentou regularmente no Poipu Beach Hotel enquanto administrava o restaurante com sua esposa.

1970s | A revolução do bodyboard

Morey escolheu morar no Havaí porque “é o lugar do legado da bateria e do surfe. É o espírito do que está acontecendo”.

Tom era um surfista cheio de estilo até os anos 1970. Morey também começou a praticar a Meditação Transcendental (MT).

Ele passou a se apresentar em bandas de jazz e escreveu artigos sobre surf design, competições, treinamento de ondas artificiais, técnicas de surf e saúde para a Surfer Magazine.

Tom Morey e Marchia Nichols: casados ​​para sempre |  Foto: Arquivos Morey

Morey se separou de Jolly em julho de 1970 e mais tarde conheceu sua atual esposa, Mark Nichols. Diz-se que Marchia e Tom têm quatro filhos juntos: Sol, Moon, Sky e Matteson.

No início dos anos 1970, Morey estava procurando uma nova maneira de surfar as ondas.

Como disse Tom: “Sempre fiquei deprimido com o formato de um tapete de surf. Um tapete de surf é realmente projetado para segurar o ar, não o surf. As pranchas de surfe, por outro lado, são mais eficazes”, mas muitas pessoas são. afastados deles porque são muito resistentes. “

Tom questionou se seria possível combinar os benefícios do tapete de surfe, que é macio, leve e relativamente barato, com o desempenho de uma prancha de surfe, e começou a experimentar formas de espuma macia e flexível.

Alguns meses depois que Tom se mudou para uma casa na Ilha Grande, o inventor decidiu fazer algo com seu último pedaço de musgo de três metros.

Por fim, ele cortou o bloco ao meio e descobriu que poderia ter moldado o musgo com o ferro de sua esposa se primeiro tivesse colocado uma folha de Honolulu Advertiser para evitar que o musgo derretesse.

Em 7 de julho de 1971, em um momento em que Morey sempre voltava a certa passagem de uma oração bahá’í: “Traga-me, ó meu Deus, um pensamento que fará deste planeta um jardim de rosas”, o inventor acordou cedo. . e recorte sua nova forma das linhas que desenhou no branco.

Ele o projetou do jeito que queria que o ferro fosse para construir um barco de surfe de quatro pés e meio que fosse o mais largo possível à força e tivesse um nariz quadrado para enganchar, com uma borda de fuga afiada, na qual ele poderia cortar o face da onda.

Quando terminou, ele atravessou a rua com sua invenção e remou até uma onda chamada Honels no lado oeste da Ilha Grande. Morey teve uma revelação.

“Eu realmente pude sentir a onda passando pela prancha”, disse ele mais tarde.

“Não dá para sentir todas as nuances da onda em uma prancha de surfe, mas com a minha criação pude sentir tudo. Eu pensei, ‘É giratório, é durável, é barato de produzir, é leve, é seguro. Deus, isso pode ser realmente um grande negócio. ‘”

A família Morey: Tom e Marchia tiveram Sol, Moon, Sky e Matteson |  Foto: Arquivos Morey

A esposa de Tom, Marchia, a mãe do bodyboard, foi a segunda pessoa a praticar o bodyboard quando estava grávida de oito meses.

Esta nova prancha foi apenas a primeira manifestação da crença de Morey de que “a espuma flexível de células fechadas é a carne de uma nova ordem de ser. A prancha de bodyboard é apenas um protoplasma da coluna vertebral. Vertebral, uma ameba!”

O próximo desafio de Tom era transformar sua nova criação em uma proposta comercial, e para isso ele precisava de um nome.

Ele primeiro inventou o SNAKE, ou braço lateral do umbigo, joelho e cotovelo (as partes do corpo necessárias para pilotar o novo barco de surfe), mas eventualmente Tom, que amava música quase tanto quanto o oceano, chamou-o de Morey Boogie the Hora do Boogie Blues.

Boogie era um tipo de música jazz popular antes da Segunda Guerra Mundial. Como disse Tom, “Boogie balançou e houve uma sacudida e uma sacudida … foi perfeito.”

O bodyboard ou a arte de surfar nas ondas não é novidade. Por toda a Polinésia, os antigos habitantes das ilhas do Pacífico usavam madeira Cartões Paipo As protuberâncias deslizam sobre o oceano enquanto estão deitadas.

Com a mudança na tecnologia do surfe, o surfe em pé apareceu no início do século 20, com um ressurgimento crucial do surfe e da cultura havaiana.

O humilde ato de bodyboard ficou em segundo plano até que Tom Hugh Morey inventou o protótipo do bodyboard moderno a partir de uma embalagem de espuma, modernizando efetivamente o que os antigos polinésios vinham fazendo por décadas, milhares de anos.

Com esta invenção, uma arte milenar foi reintroduzida com sucesso para as massas e nas quatro décadas seguintes o bodyboarding começou como um hobby, profissão, indústria e esporte, atraindo vários milhões de participantes a cada ano em todo o mundo.

Tom começou a vender sua placa flexível de pele macia como uma empresa de mala direta. Em 1973, Morey voltou à Califórnia e visitou a fábrica de espuma em Wilshire, onde deu outro passo de dança ao ver as cascas de alguns blocos de espuma no aterro.

“A empresa arrancou a pele de cima e de baixo como crostas em um pão”, diz Tom.

Tom acidentalmente fez uma oferta pelas sobras de pele. Tom estava pronto e funcionando agora e colocou um anúncio de pedido por correspondência na Surfing Magazine.

Tom Morey: O inventor mostra suas primeiras criações de bodyboard |  Foto: Arquivos Morey

Tom colocou o preço de seus primeiros cartões em US $ 37, um número que escolheu com base em sua idade. Alguns pedidos começaram na semana seguinte ao lançamento do anúncio da revista, que Tom achou excepcional.

Naquela época, Tom não tinha nenhum produto. Ele pensou que, se não houvesse juros, ele simplesmente pagaria o dinheiro de volta e esqueceria. Felizmente, os pedidos chegaram.

Tom estava finalmente no negócio. Ele colocou o nome de Morey Boogie por US $ 10 e que Mais prancha de surf nasce.

Em poucos meses, Morey estava produzindo dezenas de cartões por semana. Ele definiu o preço de seu produto e até vendeu a prancha como um kit de bricolage. Os pedidos chegaram.

Em 1975, Morey adquiriu um parceiro de negócios, Jim Faivre, um carpinteiro que desenvolveu o uso de facas e selagem a quente para moldar a espuma para a fabricação de bodyboard. Juntos, eles soldaram a ponte até o núcleo e começaram a cortar a espuma em vez de serrar.

Tom pegou o boogie porque queria surfar, e sua criação incorporou a invenção do surf no sul da Califórnia na década de 1970. O sucesso do boogie deu a Morey mais credibilidade como inventor e foi pelo menos um sucesso financeiro graças à sua contínua expressão de ideias.

Mesmo assim, Tom continuou sendo mais um inventor e inovador do que um desenvolvedor ou empresário obstinado.

O boogie começou. No final da década de 1970, cerca de 80.000 bodyboards eram produzidos a cada ano. Boogie Boarding se tornou o esporte aquático de crescimento mais rápido na década de 1980, com equipes de motociclistas profissionais influenciando toda uma geração de jovens surfistas.

Morey Boogie: No final dos anos 1970, Tom Morey produzia cerca de 80.000 bodyboards por ano. Foto: Arquivos de Morey

A prancha de surfe moderna era macia, flexível e leve. Isso abriu as portas para formas inteiramente novas de surfar nas ondas. Os residentes de Boogie começaram imediatamente a lidar com ondas que antes eram consideradas intransitáveis.

Foi uma invenção surpreendente e elegante. Foi fácil, como todas as boas ideias. Tornou-se um produto, um esporte e um estilo de vida.

Tom investiu no Havaí pelos dez anos seguintes, trabalhando como consultor durante o dia e músico de jazz à noite. Viva o seu sonho: encontre o espaço para criar para sempre e ser criado ao mesmo tempo.

Em 1978, Morey desenvolveu a base da tecnologia atual de pranchas de surfe macias com o surfista californiano Mike Doyle. Era o protótipo da prancha padrão para iniciantes usada por surfistas de todo o mundo.

A equitação boogie desenvolveu-se aos trancos e barrancos. A equitação de queda do joelho foi introduzida em Sandy Beach, Havaí, em 1977. Pat Caldwell ganhou o primeiro El Rollo em 1978.

O primeiro concurso de boogie de Morey foi realizado em Carlsbad, Califórnia, em 1976, e o primeiro concurso havaiano foi realizado em Haleiwa, dois anos depois.

1980s | A explosão do bodyboard

O início da década de 1980 marcou o início da primeira capa de uma revista verdadeiramente dedicada ao novo esporte do “bodyboard”. Desde então, dezenas de milhares de pessoas construíram suas vidas em torno do bodyboarding ou seguiram carreiras como estrelas do bodyboard, competidores, juízes, shapers, videomakers, treinadores e varejistas.

O bodyboarding uniu as pessoas e formou uma rede de amizades única e forte ao redor do mundo que transcende as fronteiras usuais de conflito, raça, religião, nacionalidade, idade e gênero.

Poucos esportes e suas origens remontam a apenas uma pessoa, mas o bodyboard pode. Os bodyboarders continuaram a se desenvolver no próprio esporte, e os melhores bodyboarders de hoje são alguns dos atletas mais talentosos do mundo, possivelmente os maiores surfistas que já existiram.

Depois das recompensas, a motivação do bodyboarder de elite é simples e pura. Não é pelo dinheiro, mas pela experiência e estilo de vida – algo de que Tom pode se orgulhar.

O novo veículo foi conduzido no Banzai Pipeline na década de 1980 e pioneiros como Keith Sasaki desenvolveram o estilo havaiano único de bodyboard.

A lenda do bodyboard e inventor do joelho caído Jack Lindholm remou até Pipeline pela primeira vez. Ele ficou na “Jack Stance” em sua primeira onda e se tornou o primeiro piloto a deixar o banzai e se alegrar na praia.

Em 1981, o US Amateur Tour tinha uma divisão de bodyboard e quatro anos depois a Califórnia sediou o primeiro campeonato americano de bodyboard.

Em um timing cósmico perfeito, o revolucionário Mach 7-7 chegou em 1982, mesmo ano em que Mike Stewart entrou em cena, realizando combinações de manobras sem precedentes.

Na década de 1980, Morey voltou à América continental para trabalhar para a Boeing, mas voltou à Califórnia na década de 1990 para retornar ao mundo do surf.

Tom Morey: Ele nunca parou de desenvolver novos equipamentos de surf.  Foto: Arquivos Morey

1990 | Inovação contínua

Este inventor do surf da Califórnia era conhecido por tocar um ritmo diferente. Morey foi um inventor problemático. Depois do boogie, um veleiro aprimorado e xadrez para três jogadores, Morey criou um sistema universal de linguagem e números … e muito mais.

Morey também foi um grande inovador do surf, que escreveu sobre o design de ondas artificiais muitos anos antes de os primeiros surfistas serem construídos.

Já na década de 1980, ele podia ver hidrofólios e piscinas de ondas em formato de ardósia.

A sugestão de Tom foi 1,5 milhas quadradas para o interior “Surforium“Com grandes saliências no concreto para criar ondas estacionárias permanentes e queria construir este idílico parque aquático, ele chamou Morey Boogie Land no Havaí, onde o surf oceânico já é o melhor do mundo.

“Tom é um amador nato”, diz John Severson. “Para ele, tudo está em contínuo desenvolvimento. Esta é a sua maior força e fraqueza. Não há nada que não precise ser adicionado.”

Em 1999, o surfista Tom Morey foi classificado entre os 25 surfistas mais influentes do século.

Anos 2000 | Milhões de inspiração

Após o milênio, Morey se concentrou no desenvolvimento de novas tecnologias de pranchas de surfe macias e seus formatos exclusivos de pranchas, com a Swizzle Longboard sendo seu design mais popular. Morey foi incluído no Hall da Fama de Huntington Beach em 2003.

Ele disse ao Surfers Journal em 2008: “O mundo é um lugar obsoleto para mim. Tudo o que vejo pode ser melhorado.”

Tom continuou tocando com quartetos e bandas até perder a visão.

Simplificando, Tom Morey foi o primeiro futurista legítimo do surf. Uma série de idéias que ele trouxe à atenção do mundo do surfe incluem competições profissionais, nadadeiras removíveis, down rails, substitutos de cera, bodyboards e a idéia de uma tecnologia de prancha macia e amigável para iniciantes.

Talvez seja por isso que, apesar do nome e da natureza onipresentes de Morey, é tão fácil perder de vista o impacto que teve no surf nos últimos 50 anos.

Apoiar Tom Morey e sua família.

Você é fã da visão e do trabalho de Morey? Descubra algumas coisas que você provavelmente não sabia Inventor do bodyboard.

Por Seamus McGoldrick

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