Conheça o Sr. Tom Morey, o inventor do bodyboard. Ou ele prefere chamá-lo de “bodyboard”?
O fundador do Morey Boogie diz: “O termo ‘bodyboarder’ é uma merda. Parece uma prancha que você usaria para colocar um cadáver em um saco de cadáveres.”
Sua vida é uma aventura. E ele ainda é um homem muito ocupado. Tom Morey é o mais recente inventor do surf.
Em uma entrevista exclusiva com Onlybodyboard.com, o surfista nascido em Detroit analisa as inovações que ele trouxe para a indústria de esportes aquáticos e suas perspectivas pessoais sobre o presente e o futuro do bodyboard.
Aliás, você sabe quem foi a primeira mulher a praticar bodyboard? Tom Morey vai te contar.
Quando você teve o primeiro contato com as ondas?
Em 1942, meu pai Howard mudou minha mãe Grace, minha irmã Junie, 13, e eu de Detroit, Califórnia, quando eu tinha sete anos.
Nós nos instalamos em Merced por um ano e meio, quando eles compraram um estacionamento combinado, estacionamento para trailers, posto de gasolina e loja de conveniência na Rodovia 99 por cerca de $ 15.000, que ele economizou vendendo aspiradores de pó e máquinas de costura.
Eles o venderam com um bom lucro, depois se mudaram para Laguna Beach, Califórnia, onde papai foi pescar por alguns anos. Em seguida, ele e sua mãe Laguna venderam o imóvel para os próprios Moreys (1946-1959).
Em 1944, Tom, de oito anos, estava cavalgando (literalmente) nas costas anglo-irlandesas de Howard e apoiado em seus ombros.
Você trabalhou como engenheiro na Douglas Aircraft quando tinha 23 anos? Por que você decidiu desistir seis anos depois e começar a Tom Morey Surfboards?
Porque eu havia aprendido a consertar minha prancha de surfe – isso me deu a experiência de retomar a fabricação de plástico – e eu tinha construído uma prancha de surfe de fibra de vidro tipo colméia (que falhou) com Douglas Aircomb e ganhei o diploma de bacharel em matemática em uma grande universidade (University of Southern Califórnia)) Eu consegui vender meu lugar em uma posição técnica por meio de meus contatos na Douglas.
Chamava-se divisão “Plásticos”, agora “Compósitos”.
Fiz algumas pequenas mudanças no Douglas, mas pude ver que o cara que tinha duas carteiras na minha frente e tinha a gravata estava onde eu estaria se ficasse por mais dez anos.
Por isso, procurei empregos duas vezes nos três anos seguintes, cada vez conseguindo melhores posições na indústria aeroespacial.
Nesse ínterim, eu estava surfando em Trestles, Cottons, Salt Creek, Malibu, Rincon e, para minha surpresa, tinha feito uma boa reputação. Severson teve-me na capa da Surfer Magazine em 1956 ou 1957.
Naquela época eu tinha feito contatos importantes na fabricação de pranchas de surfe e desenvolvido um sistema prático de skeg removível.
Como pilotos patrocinados por Goddard, Sweet, Con, Velzy-Jacobs e, finalmente, Dewey Weber, cada uma de suas pranchas foi decepção após decepção.
Todos os grandes construtores de pranchas por aí, mas nenhum deles entregou a sensação que eu queria ou o desempenho que eu achei possível.
Em 1957, eu havia construído e vendido meia dúzia de cartões Morey na minha garagem.
Então tentei minha sorte, peguei emprestado $ 5.000 – o que era equivalente a $ 75.000 na época – e abri uma loja de surf em Ventura.
Uma cidade de 100.000 habitantes, distante o suficiente de qualquer fabricante de cartões existente para ter a confiança necessária para fazê-lo.
E na mesma rua de Rincon, o principal refúgio de inverno da Califórnia.
Quais foram as suas inovações mais importantes no design de pranchas de surf?
a) A bolsa nasal côncava (1954);
b) o nariz da ponta da asa (1955);
c) Uso de trilhos traseiros inferiores rígidos em pranchas normais e mais curtas (1956);
d) Um prático sistema de skeg destacável com polietileno e pinos de segurança Dewey fabricados por mim e chamados de “The Wonder Bolt”. Este parafuso deu praticidade aos skegs removíveis e também tornou possível o Morey-Pope Trisect;
e) Um único parafuso que é aparafusado na parte frontal ou traseira de um talão. A cabeça do parafuso era grande e tinha seis orifícios perfurados radialmente. Ele também tinha um grande “V” que quebrou as covinhas em sua cabeça. Você aparafusa o parafuso até o fim na aleta, insere o talão e, em seguida, desparafusa o parafuso até que esteja assentado e apertado contra a contra-resina fundida na caixa da aleta.
f) A primeira prancha de surf com várias caixas de esqui construídas nas costas;
g) Construir como construir e alinhar pranchas de surfe divididas em três partes.
h) A caixa das aletas WAVE original tinha um assento cônico e parafusos de montagem dianteiros e traseiros para que todos os tipos de aletas intercambiáveis pudessem ser fixados com segurança.
i) Uma quantidade generosa de fibra de vidro sobreposta que fica no topo da caixa para que ela não rasgue ao longo da costura.
j) A ideia de pagar royalties aos melhores designers de skeg para que seu quadro pessoal possa ser usado com muitos skegs diferentes de designers que sabiam o que estavam fazendo. E você escolhe pagar ou receber 5% de royalties – não me importa de que lado estou. Hobie implementou a ideia de pagar a Phil para projetar o modelo de Edwards. Outros seguiram com modelos de comportamento. Mas a ideia de pagar designers para fazer skegs para um sistema que ninguém nunca tinha feito.
k) Estou contando com isso também: revisando cuidadosamente as taxas de licenciamento e a contabilidade, e depois garantindo que todos realmente foram pagos. Caso contrário, não há progresso.
Por que você teve a ideia de fazer um bodyboard em 7 de julho de 1971?
Eu tinha uma garagem cheia de materiais; espuma flexível de PE à prova d’água que sobrou de experiências anteriores com falha Eu precisava de algo para surfar e desabei.
Eu não queria pegar uma prancha emprestada e talvez tocar a campainha e ter que consertá-la.
Minha esposa estava grávida de oito meses. O surf spot ficava a 30 metros da minha casa. Que escolha eu tive?
Quem viu seu primeiro bodyboard primeiro e o que ele disse?
Mark, minha esposa, disse então: “Eu quero tentar!” Ela estava animada porque, apesar da gravidez, adorava surfar no corpo. E foi a segunda pessoa a dirigir um!
Novamente, ela está grávida de oito meses. Ele está fora agora; A água suga o recife de coral, deixando-o na altura do joelho … Um quadrúpede se levanta, começa a encher …
Defina o boogie como um guarda, vire-se e ataque. Então, droga! Vá para a cama e se empolgue!
Torne-se a primeira mulher a praticar bodyboard. Desculpe, o termo “bodyboarder” é uma merda e sempre é.
Parece uma tábua que eles usariam para enfiar um cadáver em um saco de cadáveres.
Morey Boogie mudou de mãos ao longo dos anos, mas você tem ideia de quantas unidades foram vendidas desde então?
Sim. E você também pode descobrir.
Em nosso pico antes de Kransco (1975 ou 1976) no verão passado e em três turnos, estávamos construindo 1000 por dia.
Alguns anos depois, de Tijuana, o capataz me disse que às vezes ganhavam 5 mil por dia, por volta de 1980.
Desde então, eles foram feitos em muitos outros países. Cineastas de Taiwan, China Continental, Brasil, Malásia. Quem sabe onde mais? Marcas diferentes também, é claro.
Certamente existem milhões, talvez algumas centenas de milhões.
O que é entre 1980 e 2015 – ou 35 anos – e com 100.000 curadores por ano para uma única empresa? Milhões.
Como eu estava? Você pergunta. Embora eu tenha conseguido fazer mais, ajudei a revolucionar a vida neste planeta. Milhões de pessoas deram bilhões de horas de alegria.
Eu tenho, e ainda participo, do despertar da humanidade de um pesadelo no qual eu, sem querer, mexi em superstições religiosas tradicionais, preconceitos e exageros, acredito em leis antigas que não são leis da natureza.
Especialmente exagero exagerado. Reúna pessoas de todos os tipos no playground da praia. Orei incansavelmente por serviço e, conseqüentemente, fui bem.
Aos 80 anos, estou com boa saúde, já sobrevivi à maioria dos meus amigos e encontro cinco entre seis filhos ainda vivos, cinco netos e um bisneto a caminho.
Parentes de sangue à parte, há tantos amigos que amo e jovens amigos que Provavelmente nunca vou me encontrar. Mas as sementes da minha vida são comuns.
Minha satisfação? Funciona assim: um dia, eu estava folheando uma revista de surf sul-africana e há uma foto de um homem negro de meia-idade passando a borda de uma prancha de surfe que acabou de modelar.
O suporte de mesa estava na altura que eu teria usado. Modelo com ferro quente.
Eu fiz isso! Seu comportamento é meu. Esse cara sou basicamente eu, só que ele está em todo o mundo pensando o que eu pensei centenas de vezes antes.
Sua atitude é a mesma. Portanto, eu sabia que ele também era filho de determinados ventos de mudança que passaram por mim.
Como você mede o sucesso na vida?
Eu coloco desta forma: por exemplo, no primeiro terço da vida, o sucesso parece ser medido por pares. como um parece ser comparado ao outro.
Segundo terço: esqueci!
No terceiro segmento, noto como a vida é complexa e vasta. Meu papel é tão pequeno.
No entanto, meus sonhos sempre sabem onde me encontrar. Eu estava bem, então os sonhos também são bons. Tenho que fazer algumas coisas bem.
Como você vê o presente e o futuro do bodyboard?
A espuma de polietileno da Dow era a espinha dorsal da indústria. Portanto, a EPA solicitou o uso de outro propelente. Dow o seguiu. Era gás butano.
Um dia, um caminhoneiro vai a um cais de carga, abre a porta, tira um cigarro e um isqueiro e clica nele.
“Snap”, “Kaboom”. O gás butano que saiu da espuma se acumulou no caminhão e jogou o pobre sujeito no estacionamento.
Posteriormente, a Dow introduziu o uso de rolos gigantes pontiagudos para perfurar cada peça em branco. No entanto, centenas de orifícios foram perfurados, fazendo com que as placas saltassem.
Enquanto isso, a gigante Mattel comprou o velho Kransco. Cada vez mais gestores, cada vez menos surfistas.
Em seguida, as empresas offshore analisaram como usar adesivos de filme de fusão a quente para colar peles com grânulos de espuma de estireno muito mais baratos, porém mais fracos. Excelentes ligações entre pérolas e peles. Mas o vínculo entre as pérolas é muito ruim.
Com os volumes em constante aumento, agora é barato e acessível e direcionado ao comprador médio que, por definição, está abaixo da média em comparação com a metade superior do mercado.
Qualidade e design estão, portanto, em uma espiral descendente.
O que você pode fazer, no entanto, é comprar um barato. Rale o solo com uma lixa. Compre um revestimento de madeira compensado de 1/8 ”, modele-o e cole-o no chão.
Em seguida, pinte a madeira. Você terá um bodyboard muito rápido.
Eu sei que Mike Stewart sempre faz boas pranchas. Outros podem ser comprados online de Jay e Vicki Reale e Jimmy Linville na JL Design em Oceanside.
Eu recomendaria com prazer Morey Boogie, mas essas pessoas agora são completamente desconhecidas. Várias tentativas de contatá-los ao longo dos anos resultaram em nenhuma comunicação.
Você ainda não entendeu a importância de Tom Morey, um nome de 50 anos no surf associado ao Morey Boogie.
Como você acha que o design do bodyboard irá evoluir nas próximas décadas?
Devolva, mais do que provável. Você tem que cuidar do seu futuro.
Cada um de vocês – consumidores que se concentraram principalmente no preço, e não no que você obtém – afastou os criadores de qualidade.
Se você quer surfar, descubra como fazer você mesmo. Isso é futebol de verdade. Monte o que você criou.
Como você vê o papel da International Surfing Association (ISA) na promoção do bodyboard?
Não estou interessada em concursos de beleza, performances, maquiagem e crianças que reduzem sua opinião sobre maquiagem ao que outras crianças fizeram.
Navegue para seu prazer. Aprenda com os outros, mas evite julgar os outros.
O melhor surfista que já conheci, ninguém teria ouvido falar dele hoje. Eu nem me lembro do nome dele.
Mas eles não eram Miki Dora, Phil Edwards ou Bobby Patterson.
Ele era um menino que só tinha um olho. Da próxima vez que você for sexy, feche um olho e tente alinhar as coisas.
Apesar da invenção do bodyboard, você ainda se vê principalmente como um surfista de prancha curta?
Eu sou surfista! Curta, longa, média ou física, eu uso a onda para me divertir, não a prancha para me mostrar.
Já tenho namorada e estou casado com ela há 45 anos.
Qual é a pergunta mais frequente da entrevista?
“Você já pensou que o bodyboard iria ficar tão grande?”
Resposta curta: “Não, claro que não.” Resposta mais longa: “Você assiste a muitos filmes. Você encontra um emprego de verdade e faz perguntas que lhe darão respostas úteis.”
Como você descreveria seu dia normal?
Faça xixi até o amanhecer. Banho, barba. Beba a água do chuveiro. Pense em gratidão (orações) e volte para a cama por um tempo. Verifique meus e-mails na cama no iPad e edite alguns deles.
Vá para a cozinha, encontre sobras de salgadinhos, faça uma xícara de chá preto normal Lipton – metade água, metade leite integral – e bombardeie por dois minutos.
Adicione uma generosa colher de mel de trevo de TJ.
Vista-se e tome um chá, meu único impulso do dia. Normalmente limite a uma xícara. Talvez um ou dois goles de café mais tarde.
Mas mais do que isso e meu processo de pensamento é muito ambicioso. As rodas estão girando rápido demais.
Que os pensamentos de ontem se misturem com as possibilidades de despertar hoje; expressar o que penso ser necessário e orar por soluções para a ignorância.
Agradeço em particular pelas soluções para o que antes considerava problemas impossíveis.
Certifique-se de que o universo está criando sua programação na velocidade certa. Se soar rápido o suficiente, esse é o meu problema.
Ele continua funcionando o dia todo, pontuado por evacuações, telefonemas, sede, fome, mensagens de texto e a necessidade sempre presente de jogar fora, arquivar, colocar e substituir, encontrar, pesquisar, armazenar e excluir coisas.
Costumo escrever hoje em dia, mas prefiro construir o avião que sei que fuma todos eles.
Mas tudo custa dinheiro e, na opinião de muitos amigos milionários, eles seguem seu próprio caminho, geralmente se preocupando mais em não perdê-lo do que em criar o que pode ser incrível.
Será que algum dia leremos um livro com todas as suas histórias de vida?
Certamente. Estou trabalhando nisso agora.
Que grande mensagem você tem para todos os bodyboarders de todo o mundo?
Se você é bom no surf, sempre perde o apoio de seus pais. Principalmente sua mãe. Pare com isso!
Melhor encontrar algo rapidamente para ganhar uma renda decente e aprender como lucrar com isso. Porque é tudo sobre o surf.
Não, ninguém vai colocá-lo na capa de uma revista para fazer bem o seu trabalho.
Mas ficar no centro das atenções também importa na sua cabeça, principalmente porque você era um jovem idiota que desperdiçava muito. dinheiro assistindo a filmes e televisão e prestando muito pouca atenção em como o mundo real funcionava.
Trabalhe e divirta-se!