Você já viu o homem Boogie?

Você já viu o homem Boogie?

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Apenas relaxando hoje, cara, puxando algumas longarinas para fora das pranchas. Estou tentando dar um pouco mais de flexibilidade para o inverno.

QUANDO FOI SUA ÚLTIMA ENTREVISTA PARA UMA REVISTA?

Jesus, sinceramente não me lembro. Na verdade, estou meio nervoso com isso.

VOCÊ É? ESTOU SUGANDO APENAS PENSANDO EM DIALLAR SEU NÚMERO.

Quero dizer, tenho vinte e três anos. Eu sei que você estava na equipe antiga de crianças e sei que você era um dos primeiros a domesticar os índios, mas isso é basicamente. Então, eu só quero começar essa coisa com desculpas.

Tudo bem. A maioria dos grommies em torno de Cronulla nem conhece metade da tripulação da ilha, que hoje é tão boa quanto qualquer fisiculturista. Há alguns caras incríveis aqui que tiveram uma influência maciça na inovação, e você menciona seus nomes e os groms não os conhecem, o que é uma pena. Mas é bastante compreensível.

POR QUE VOCÊ PENSA QUE É?

Eles acabaram de ser inundados com tantas fotos de ontem e na semana passada e nos últimos doze meses na internet. Eles estão tão sobrecarregados com tudo isso que não conferem grande parte da história. Suponho que, no surf de stand-up, você poderia dizer que há muito mais apreço pelos caras dos anos sessenta e setenta.

AINDA AS ORIGENS DO CARTÃO DE CORPO parecem desaparecer até o dia.

Sim, sim. Muitas pessoas desaparecem do bodyboard depois dos vinte e poucos anos, mas você desce a praia e muitas das gerações mais velhas ainda andam de prancha. E eu me pergunto o porquê, você sabe? Eu acho que o principal motivo é que, com o bodyboard, você precisa estar no seu pico físico para obter grandes poços pesados, mas os stand-ups podem simplesmente descer a frente em um dia de um pé e ainda se divertir em um tronco. Mas o bodyboard real para mim é quando fica duplo, então talvez os caras que o fazem há um tempo estejam apenas caçando aquelas ondas feitas para bodyboard. É mais fácil pegar uma prancha e se divertir sempre.

VOLTAMOS À EQUIPE QUIK POR UM MOMENTO.

A equipe com quem eu naveguei principalmente nessa equipe era Ben, Toby, Murray Bell … eu adorava surfar com Murray. Minha primeira viagem ao Havaí foi com esses caras. Sei que muitas pessoas reclamam do lugar e isso pode levá-lo à multidão e tudo mais, mas se eu conseguir uma ou duas boas pela manhã, ficarei muito feliz pelo resto do dia. De todas as ondas, se montadas em todo o mundo, nada chega perto de Pipe. Estávamos em uma casa em Log Cabins, na praia, e eu era um dos degraus mais baixos da equipe, então nem tinha um quarto. Eu estava dormindo no salão. Mas ir para lá com um monte de caras da minha idade por um mês inteiro é algo que nunca esquecerei.

VOCÊ SE TORNOU TUBO DE SURFING CONFORTÁVEL NO FIM DO MÊS?

Eu não diria confortável. Eu tive que aprender a fazer uma curva de fundo adequada naquele mês. A primeira vez que você navega no Pipe, não consegue acreditar em quanta velocidade pode obter. Era sobre aprender a desacelerar e isso era uma coisa enorme para mim. Lembro-me de pensar: “é por isso que Stewart abre as pernas”. Ele está diminuindo a velocidade, está controlando sua velocidade. Eu tinha dezessete anos e podia andar em grandes fossas na Austrália, mas ir até lá era como aprender a fazer bodyboard novamente.

DO QUE VOCÊ É MAIS ORGULHOSO EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL?

Eu nunca fui tão bom em termos de competição, mas parecia estar bem quando as ondas ficaram maiores. Talvez apenas sendo um dos primeiros caras a surfar nas Índias. Aprendendo com Jonesy (Tim Jones) e Ian, me colocando lá fora nessas ondas pesadas. Fui convidado para o primeiro comp de Shark Island, provavelmente também está lá em cima. Na época, eu não entendia o quanto isso era importante. Acho que bombardeei na segunda bateria, mas só para ver esses caras montando barris como eles fizeram na época … fiquei feliz que Nugget, Wingnut e Perce sabiam quem eu era. Eu só surfei com eles algumas vezes aqui e ali, então acho que tirar algumas fotos das Índias deve ter passado o pé pela porta.

MAS APÓS ACABAR COM TODOS OS COMBUSTÍVEIS E PATROCINADORES, VOCÊ SE DESLIGOU DO BOTÃO.

Ah sim, definitivamente. No início da adolescência, eu era um verdadeiro extremista. Se eu estivesse montando algo que era tudo o que faria, era tudo ou nada. Até vinte e dois anos, eu apenas vivi e respirei bodyboard como tantos groms que vejo hoje.

Mas de vinte e quatro até os trinta anos eu realmente me concentrei no surf de pé. Eu tinha um grande interesse no artesanato alternativo da velha escola – barbatanas e gêmeos – e tudo o que eu realmente queria era transferir o que havia aprendido no bodyboard e aplicá-lo ao surf. Eu realmente não me importava com curvas, só queria colocar fossas e remar nas maiores ondas que pude em uma prancha de surf. Toda a minha aljava gira em torno de armas e pranchas maiores, e apenas tendo esse fluxo e surf elegante – todas as coisas que eu adorava no bodyboard. Caçei todos os stand-ups mais elegantes da história e estudei o surf deles, assim como quebrei o bodyboard. Tentei fazer cópias de suas pranchas, montei tantos tipos diferentes de pranchas. Obviamente, todos eles têm seus pontos positivos, mas para aproveitar ao máximo, acho que você precisa de pelo menos dez pranchas na aljava para sair em qualquer condição e se divertir. Isso é um pouco chato, porque você meio que precisa ver o surf para escolher sua prancha. Quando você está no Havaí em dezembro, pode sair mais cedo no boogie antes dos stand-ups, porque eles precisam ver as condições primeiro. As pessoas gostam de colocar as pessoas em caixas, então eu ainda me chamo de bodyboarder quando alguém me pergunta porque essas são minhas raízes e é quem eu sou. Ainda vou montar qualquer coisa, mas minha paixão sempre estará deitada.

ANTES DESTE ANO, VOCÊ PARECE REDISCOVER ESTA PASSA. O QUE O TRAVA DE VOLTA?

Eu sempre tive um grande interesse em quebrar o surf – o que faz um bom surfista e como uma pessoa é muito melhor que outra. Dois dos meus companheiros com quem eu cresci são nerds enormes de bodyboard e sempre que estivermos no surf, sempre falaremos sobre quem teve os melhores rolos, quem fez as melhores rodadas. Eu espuma nos novos caras e a opinião deles porque eles não são realmente influenciados pela era Mike Stewart. Os anos 90 foram altamente influenciados por Stewart e muitos caras agora estão seguindo seu próprio caminho, mas muito disso ainda gira em torno de um estilo que é irreal.

Mas sim, eu dirigi caminhões por sete anos, e no ano passado eu estava apenas brincando com tudo isso na minha cabeça, e eu estava realmente trabalhando para alimentar minha família e surfar no arvo. E eu estava pensando em como poderia combinar todas as minhas paixões e transformá-las em um negócio. Eu realmente tirei um tempo e fiz a ligação, e é apenas em seus estágios infantis, mas o apoio que estou recebendo foi incrível. Eu tenho todas as minhas qualificações agora e fiz todas as coisas legais que você precisa fazer, então eu só quero começar a orientar essas crianças e apresentar o bodyboard para o maior número possível de pessoas.

VOCÊ DISSE NO PASSADO QUE O BODYBOARDING É A MANEIRA MAIS FUNCIONAL E AVANÇADA DE MONTAR UMA ONDA. COMO VOCÊ CHEGOU À CONCLUSÃO?

Você tem um tempo? Você pode ter um bodyboard muito bom e pode viajar pelo mundo com ele. Você pode sair nos dias em que mal quebra e ainda se diverte. Mas no final do ano você pode jogá-lo em sua bolsa viajando e balançar em Pipe e colocar poços doentes no mesmo quadro. Você pode definitivamente explorar lugares muito mais loucos, pode ultrapassar os limites um pouco mais.

Portanto, é uma questão de experiência, mais do que qualquer coisa?

Com certeza. Mesmo em um nível intermediário, você pode começar a aprender sobre o interior do barril. Você está no seu quadro por mais tempo e é um pouco mais baixo, pode ver onde o choque está chegando. Você pode facilmente mudar a dinâmica de todo o quadro. Ao sair do fundo, você está trocando o agitador nesse quadro. Uma prancha de surf é praticamente uma coisa estática, mas você pode manipular um boogie para diferentes partes da onda com o peso corporal e a maneira como dobra o nariz. Você pode usá-lo para sua melhor vantagem e é isso que eu acho que é a coisa especial em um bodyboard. Isso meio que se torna parte de você. Há mais contato com a água, você tem um centro de gravidade mais baixo. É quase como uma forma avançada de bodysurf. Ultimamente, os bodyboarders têm encontrado as ondas maiores e mais pesadas e, em seguida, os surfistas aparecem e deixam os bodyboarders serem os porquinhos-da-índia. Na maioria das vezes, os surfistas precisam ser rebocados de qualquer maneira, eles nem conseguem remar.

O QUE ME LEMBRE DO ARGUMENTO PERPETUAL DE COMO O BODYBOARDING E O SURFING DEVEM SER JULGADOS E ASSUSTADOS EM UM CONTEXTO COMPETITIVO. COMO VOCÊ INTERPRETA ISSO?

Bem, você bateu totalmente na cabeça quando disse competição. É uma coisa tão objetiva. Um surfista incrível para mim é alguém que não flui e faz curvas poderosas e incríveis. Eu acho que os tubos são muito sublinhados.

COMO OPOSTO AO QUE?

Bem, há caras em Cronulla – bons praticantes de bodyboard, não me interpretem mal – que podem fazer um backflip doente ou um ARS em ondas de três pés. Mas eles saem da ilha quando tem um metro e oitenta e descem pelo rosto e deslizam para fora, você sabe? Fazer flips é doentio e você precisa dedicar muito tempo para chegar a esse estágio, mas mesmo o básico de apenas fazer uma curva de fundo realmente incrível para obter tubos não está lá. Essa é a única coisa pela qual os fisiculturistas sempre se esforçaram, mas não podem fazer isso. No geral, acho que o IBA é incrível e, na maioria dos dias, o melhor bodyboarder vence. Mas eu vi alguns surfando no evento da Costa Sul e os caras estavam sendo nocauteados quando eu os teria passado. A navegação por energia e a navegação ferroviária são sublinhadas. Colocar seu corpo no trilho em alta velocidade e segurar o trilho por toda a curva … é muito mais difícil fazer isso do que um backflip. Mas essa é apenas a minha opinião pessoal de qualquer maneira.

A lema do seu novo negócio de revestimento é “trazer de volta o estilo uma onda de cada vez”.

O feedback que estou recebendo dos meus alunos é ótimo. Eles chegam a um estágio em que querem mais informações. Eles têm um bom entendimento de como segurar um trilho e fazer o movimento estranho e tudo mais, mas quando você diz a eles, se você mudar essa parte do seu corpo ou a sua colocação de peso aqui ou abrir as pernas aqui, isso tornará o seu surf muito melhor. Se você quer ser respeitado e visto como um bom surfista, também precisa ficar bonito na água.

QUEM SÃO OS RIDERS MAIS BONITOS DO BODYBOARDING AGORA?

Rawlins é a referência, ele está tão à frente de todos os outros. Stewart ainda é incrível, seu estilo e fluido no Pipe. Thom Robinson, eu amo o surf dele. Está em um nível diferente. E os caras da ilha ainda têm estilos de doença e traçam boas linhas, vi Ballard lá no ano passado e ele não mudou. Obviamente, ainda tenho um ponto fraco enorme para os caras da minha geração. Kingy ainda é um bodyboarder incrível. Também estava falando com Ben Player no Havaí este ano. Nos últimos cinco anos, ele realmente se concentrou em seu estilo. Ele admitiu que odiava cinco ou dez anos atrás, mas agora ele tem um estilo tão doente. Apenas todos os caras que fluem e fazem com que pareça bonito. Menos é mais.

Eu disse que você tem dois jovens. Eles estão seguindo os seus passos?

Sim, eu tenho dois meninos e eles apenas fazem espumas no bodyboard. Eu tenho duas enteadas também. Eles costumavam ter muito medo do oceano, mas agora adoram. Todos nós vamos para a praia em família nos fins de semana. Eu realmente nunca os empurrei para montar isso ou aquilo, mas acho que eles adoram praticar bodyboard mais.

O QUE VOCÊ APRENDEU DO PAI?

Paciência. Eu me casei quando era bem jovem e era tão difícil. É realmente demorado e eu estava basicamente brincando no escuro. Você surta sobre tudo e qualquer coisa. Mas apenas passar um tempo com eles e prestar atenção a eles é o importante. Eu vejo outras pessoas com crianças, mas elas estão apenas vivendo suas próprias vidas e as crianças estão apenas no caminho. Quando estou com meus filhos, é tudo sobre eles.

 

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